Sobre a verdade

Existe um motivo pra sermos quem somos e estarmos onde estamos?
Haverá mesmo o momento em que vislumbraremos a engrenagem do mundo ou descobriremos a equação das ondas que cessam na areia?
Deus disse para que se fizesse a luz, o mundo e o homem. Mas a quem o disse?
Seria Deus esquizofrênico?
Talvez fose somente o solitário que fala consigo mesmo.
Nesse caso, se Deus criou o homem e em seu âmago colocou-se em parte, seríamos sementes fecundas germinadas em um solo que apodrecemos e nos apodrece. Mas de um modo bem geral, de qualquer jeito, somos partes de um mesmo todo, que é Deus.
Ainda assim...
Por que estamos aqui? Aliás, o que somos nós?
Na astrofísica há a concepção de que o universo configura-se da forma que é para que pudéssemos existir. Mas qual causa tão nobre e grandiosa que cala-se por trás de cada ser humano, que rege a morada das estrelas?
Dou-me conta, muito assustado, que o caminho que pecorro nada tem a ver com a verdadeira intenção da minha existência. Esse mundo, que melhor chamaria de redoma, de banalidades e tragédias não tem nada do grande objetivo que compartilho com a humanidade adormecida. Esse objetivo, que creio estar muito proximo do motivo da vida, só pode estar entre o bem e o amor, que são duas partes de um mesmas coisa.
Disse o Fausto de Goethe: "sou parte da energia que sempre o mal pretende e que o bem sempre cria".
Que sou parte da energia eu sou. Que o mal pretendo, por vezes pretendo. Que o bem sempre cria, isso raramente.
Porque para mim o bem real não dialoga com a reles matéria, pois pode haver o bem e o amor, onde todavia reside a miséria. O bem relaciona-se com o nosso poder de transformar o outro para melhor e, assim, promover sua evolução. Faz o bem aquele que encaminha para o acerto e aponta para a luz.
Costumava me sentir culpado por ter mais do que os outros. Hoje compreendo que cada um tem o que necessita e recebe o que merece. E sei também que não por esta realidade devemos ficar totalmente alheios ao sofrimento humano. Se quero praticar o bem, não praticarei somente a caridade. Praticarei o apoio, o afeto e o ensinamento.
E agora, sinto-me cansado, pois entrevi esta verdade. A verdade encurta o caminho mas aumenta o declive.
E é desse jeito, que é bem possivel que eu venha descanse por debaixo da minha bolha de banalidade e ilusão.
Não repitam meu erro.

eU!

0 comentários: