Qual o coletivo de morcegos??



Não sei se foi a influencia da nuvem de nicotina que sobrevoava a universidade ontem a noite, mas eis a questão que surgiu:

"Qual o coletivo de morcegos?"

Bom, os aspirantes a comunicólogos que frequentam a vida noturna da faculdade de comunicação estão bastante acostumados a, vez ou outra, desviarem-se das investidas desnorteadas dos morcegos sedentos que habitam essa universidade. Não há, creio eu, aquele que nunca recebeu o santissimo batismo de uma cagada desses bichos. Eu por exemplo (e daí vem a ideía de que eles são muito apegados a minha pessoa) fui batizado quatro enojantes vezes.
É uma cena até comum ver estudantes num passo apressado protegendo as cabeças com seus cadernos, como se caisse do céu uma chuva de granizo. O fato é que é uma coisa muito mais mole e até quase líquida.
É, e foi numa dessas fugas desesperadas que minha brilhante amiga Georgia, proferiu essas inquietantes palavras:

"Eita! Olha aquela manada de morcego ali!" (ou algo do tipo)

Dito isto, rimos pelo coletivo mal empregado, uma vez que não existe manada de morcegos.
Mas passado o humor da hora, veio um momento muito estranho:

"Qual o coletivo de morcegos?"

Tentamos ainda nos convencer de que esses animais são os passáros da noite, numa tentativa inutil de dar nome aquele "mói" de morcegos, mas nada. Não teve jeito.
E agora?
Bom, e agora é que o jeito foi fazer o que todo jovem dos dias de hoje faz quando sua pergunta fica sem resposta:
Google it!
Mas, vejam só, nem o venerável Google serviu. Quer dizer, serviu pra eu descobrir que mesmo que fuçássemos nas nossas mentes as caixas empoeiradas onde está escrito "Sexta série" não conseguiriamos achar a resposta. Isso porque simplesmente não existe um coletivo específico para morcegos, da mesma forma que não existe um coletivo para crianças.
Salvo algumas considerações de que usa-se "bando de morcegos" ou até mesmo "morcegada", não houve nada que realmente particulariza-se um conjunto de morcegos.

É Georgia, pelo jeito parece que ainda teremos muito no que pensar nas inúmeras aulas vagas...
E você, leitor deste blog, que dedicou seu tempo a ler esse texto que aparentemente responderia a essa pergunta inquientante que é "Qual o coletivo de morcego?", mas que no fim não influenciou nem contribuiu em nada, por favor dê sua sugestão sobre qual deve ser o coletivo de morcegos. Com alguma sorte ela estará na edição atualizada de alguma gramática.
E quem sabe não vai vir acompanhada com um asterisco que, no fim da página, dirá o nome do seu inventor!
Fantástico não?

6 comentários:

Anônimo disse...

Duuu, eu procurei! =p não existe coletivo de morcegos. Olha:


Coletivo de morcegos, esta é a mais procurada:
"Aos coletivos indeterminados acrecenta-se, em regra, o nome do ser a que se refere. Assim, dizemos:
Um bando de crianças. Um bando de aves.
Um renque de colunas. Um renque de árvores."
Portanto o acima exposto teríamos: Um bando de Morcegos.

Beijooo

Anônimo disse...

Cara... eu não acredito nisso..

Eu to aqui na casa de um amigo... eu e mais 3! A gente tava falando sobre um seriado -- moonlight -- sobre vampiros -- qdo eu falei sobre uma manada de morcegos!
Outro amigo tirou sarro de mim
o outro amigo falo para eu "google it"!!
E, para terminar, o quarto falou: "Ahh... deve ser morcegada"!!

Cara... a história se repitiu igualzinha!!

Ahh... e parabéns pelo blog!!

Anônimo disse...

"sso porque simplesmente não existe um coletivo específico para morcegos, da mesma forma que não existe um coletivo para crianças."

Ora, todo mundo sabe que o coletivo de crianças é 'ruma'.

Morcego deve ser 'batmanada', ou 'batimada'.

*pensa*

Taylor disse...

eu tava jogando Prince of Persia e fiqei c essa duvida qndo enfrentei um bando d morcegos. perguntei p minha irmã, q eh biologa especializada em quiropteras [morcegos], e ela nao sabia.

ela disse q devia ser revoada,igual de passaros, jah q morcegos voam.

marsupial disse...

Fiz uma breve pesquisa e achei interessante o termo utilizado em inglês "colony of bats" que significa colônia de morcegos. Achei que ficou legal.

Eduardo Fleming disse...

Pesquisando e lendo sobre o assunto, cheguei a afirmacao decque o coletivo de morcegos se chama Aglomerado.